Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Fabergé


Peter Karl Fabergé, nasceu em S. Petersburgo em 30 de Abril de 1846 e morreu em Lausanne em 24 de Setembro de 1920. Joalheiro como seu pai, inovou a arte e tornou-se joalheiro da Corte Imperial russa em 1882. Com uma encomenda, pelo Czar Alexandre III, de um ovo, pela Páscoa de 1885, para oferecer a sua mulher Maria Feodorovna, o nome de Fabergé ficou para sempre ligado a estas peças de joalharia, com metais nobres, esmaltes e pedras preciosas.

Crê-se que até 1916, o joalheiro fez cerca de 56 ovos, dos quais foram recuperados 44. O seu nome ganhou fama internacional e a Casa Fabergé – existente ainda hoje em França, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil - produz séries limitadas de “ovos Fabergé” em cristal de várias cores e metais nobres, reproduzindo desenhos originais dos séculos XIX e XX. O valor mais alto atingido em leilão por uma destas peças, reproduzindo a carruagem da czarina Alexandra,ultrapassou os 24 milhões de dólares, segundo a Sotheby's.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada por me fazer espreitar o Fabergé. Sempre gostei dos seus ovos. É realmente uma viagem da "Art Noveau" ao início do século XX.
Art Noveau e Art Déco são dois movimentos que me apaixonam.

Os ovos não sei se inspiraram o "Narciso" de Dalí, mas para mim inspiraram. Dali é um eleito entre os pintores do início do século XX.
Desculpe o extensivo comentário.

Jad disse...

Quando eu for grande adorava ter um...