Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

1710 : Luís XV

- Luís XV em majestade, retratado por Hyacinthe Rigaud.
Pierre Soubleyras, - Le sacre de Louis XV, 1722, óleo sobre tela, Musée des Augustins, Toulouse.

Inicia-se hoje em Versalhes a comemoração discreta do tricentenário do nascimento de Luís XV(1710-1774) desde logo com uma série de visitas temáticas ao palácio e respectivos jardins. Apesar dos mais "falados" Luís XIV e Luís XVI-Maria Antonieta, a verdade é que foi Luís XV, nascido a 15 de Fevereiro de 1710, quem mais tempo ocupou o mítico palácio, nele tendo nascido, vivido e morrido ao contrário dos citados bisavô e neto.
Paradoxo dos paradoxos, Luís XV, rei de França aos 5 anos por morte do bisavô Luís XIV, é provavelmente a criança mais solitária do seu reino, vivendo isolado num palácio habitado por centenas ou milhares de pessoas. Aos 5 anos, quando herda o trono, é orfão de pai e mãe, não tem irmãos nem já avós paternos e o parente mais próximo é o rei de Espanha...
Mesmo o seu primo Filipe, duque de Orleães, não tem muito tempo para ele já que é o Regente de França, competindo-lhe o governo do reino até à maioridade de Luís.
A pessoa mais próxima do jovem rei é a ama, Madame de Ventadour, a quem Luís trata por Maman Ventadour.
Uma solidão que dura toda a infância e parte da adolescência e que será a causa provável da grande timidez de Luís XV, um dos traços de personalidade mais a evitar num rei...
Timidez que não o impediu, porém, de levar uma vida amorosa bastante agitada com amantes oficiais que nem sempre foram boas conselheiras: a Pompadour, a DuBarry.
Apesar de alguns ímpetos reformistas do monarca, a verdade é que há um erro seu que foi fatal a longo prazo para a monarquia francesa: nunca associou o seu neto e sucessor, Luís XVI, aos assuntos de Estado deixando o jovem Delfim de 17 anos rei de França completamente ignorante da "coisa pública".
As visitas guiadas temáticas são estas: Le roi dans ses appartements, Le style Louis XV, Peindre pour Louis XV e le Domaine de Louis XV. Até 18 de Junho.

2 comentários:

ana disse...

Deve ser uma exposição interessante!

Louis XX disse...

Se "expuserem" bem, a exposição será boa.