Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Peripécias helvéticas...


Nos seus tempos áureos, o Festival Eurovisão da Canção contava com intérpretes de grande craveira a representar a Suíça, entre eles, Esther Ofarim e Céline Dion. A vitória do primeiro certame, realizado em 1956, coube à Confederação Helvética.

Contudo, longe vão os tempos em que este festival ocupava um lugar decisivo no panorama musical internacional (à excepção de algumas ocorrências recentes, como a da canção vencedora alemã do ano passado). E longe vão os tempos em que a Suíça alcançava resultados “apresentáveis”.


Com vista a inverter esta tendência desastrosa, decidiu o tenor Leo Wundergut concorrer para a selecção nacional suíça que apurará a canção helvética a competir nas meias-finais do próximo festival, a decorrer em Düsseldorf em Maio de 2011. E tendo em consideração o (in)sucesso suíço em edições anteriores, o título da canção, escolhido por Wundergut, revela-se mais do que apropriado: "La Suisse – zéro point”.


Imagens: Lys Assia, a primeira vencedora do Festival em 1956; Leo Wundergut em 2010

2 comentários:

MR disse...

:)
Lembro-me da cara da cantora, mas o nome não me diz nada.

LUIS BARATA disse...

A RTP Memória está a passar um programa chamado Festival dos Festivais, penso que é o nome, dedicado à história do nosso Festival da Canção. É interessante, apresentando filmagens de arquivo e conversas com alguns dos protagonistas ainda vivos.