Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Prémio Gongourt




O Prémio Goncourt, o mais importante prémio literário atribuído em França foi criado para dar cumprimento a uma determinação testamentária do escritor Edmond Goncourt (1822-1896).
Foi atribuído pela primeira vez em 21 de Dezembro de 1903 ao romance Force ennemie, de John-Antoine Nau (1860-1918). Desconhecia este escritor americano de ascendência e expressão francesas. Entre os livros premiados encontram-se alguns que li, como: À sombra das raparigas em flor, de Marcel Proust; Condição humana, de André Malraux; A aranha, de Henri Troyat; Fim-de-semana em Zuydcoote, de Robert Merle; A costa das Sirtes, de Julien Gracq; Os Mandarins, de Simone de Beauvoir; As raízes do céu, de Romain Gary; A lei, de Roger Vailland; Esquecer Palermo, de Edmonde-Charles Roux; A margem, de André Pieyre de Mandiargues; Creezy, de Félicien Marceau; O amante, de Marguerite Duras; e A Exposição Colonial, de Érik Orsenna. Alguns destes já nem me lembrava de os ter lido.
O último Gongourt foi atribuído, este ano, a La carte et le territoire, de Michel Houellebecq, que tem fãs neste blogue, que não eu.

1 comentário:

Anónimo disse...

E já o tenho, se a indirecta era para mim :)
Talvez ainda esta semana apareça por aqui poesia dele.

LB