Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Livros de cozinha - 49

A propósito das Sardinhas doces e do Convento de Santa Clara de Trancoso, resolvi ir ver o que diz Alfredo Saramago no seu livro Doçaria conventual do Norte (2.ª ed. Sintra: Colares Ed., 1997). Chama-lhe Mosteiro: «Este Mosteiro foi fundado por D. Cristóvão Mendes de Carvalho, fidalgo da casa de D. João III e seu desembargador no Paço, e por sua mulher, D. Brites Correia. O Mosteiro foi erigido nos paços que tinham pertencido ao conde de Marialva […] e pertencia à Ordem de S. Francisco da Província de Portugal das Claustrais.»
Alfredo Saramago não nos dá a receita das Sardinhas doces, mas sim do Bolo escuro, Manjar de ovos de Trancoso, Marmelada das freiras, Biscoitos da Dona Brites e Broas de milho. Escolhi a receita destas para transcrever:

Broas de milho
Junte 125 g de farinha de milho, 125 g de farinha de trigo, 250 g de açúcar, uma chávena de leite, um cravinho, uma colher de chá de erva-doce e bata tudo muito bem. Deite uma pitada de sal. Tenda com esta massa as broas que deve levar ao forno a cozer numa lata bem untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Este fim-de-semana vou experimentar estas broas.

1 comentário:

hmj disse...

Para MR:
obrigada pela informação e a receita das broas.