Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 7 de junho de 2011

Cartas a Ottla


A Bodleian Library de Oxford e o Arquivo de Literatura Alemão de Marbach adquiriram, em Abril deste ano, 111 cartas e postais que Franz Kafka escreveu à sua irmã Ottilie, mais conhecida por Ottla. A compra, efectuada pelas duas instituições em conjunto com vista a evitar a venda em leilão a particulares (o que acontecera com cartas de Kafka à noiva Felice Bauer nos anos 80), encontra-se agora em exposição temporária no Museu de Literatura Moderna dessa mesma localidade alemã, próxima de Estugarda e cidade natal de Friedrich von Schiller. Intitulada “Briefe an Ottla” (cartas a Ottla), a exposição mostra os registos preciosos que compreendem o período de 1909 a 1924, ano do falecimento de Kafka, e representam um testemunho único do relacionamento com a irmã preferida.
Conforme consta de uma correspondência dirigida a Felice Bauer, Ottla era a “melhor amiga” de Praga, e o diário do escritor que documenta conversas havidas com Ottla prova o carinho especial entre os dois irmãos. Em oposição ao pai, Franz apoiou Ottla na decisão de gerir uma pequena exploração agrícola na Boémia, e de casar com um checo católico.

Ottilie (Ottla) Kafka nasceu a 29 de Outubro de 1892 em Praga. Foi deportada para Auschwitz em 1943 onde viria a falecer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda bem que houve duas instituições que a adquiriram.
MR