Prosimetron

Prosimetron

domingo, 19 de junho de 2011

A Comuna em exposição

Em Março de 1871 o povo de Paris revolta-se, toma o poder e cria a Comuna. Entre 18 de Março e 21 de Março vive-se uma espécie de festa revolucionária, na qual participam, segundo se crê, cerca de 300000 parisienses. Editais da Comuna anunciam medidas, como o fim do trabalho nocturno e a separação da Igreja e do Estado.
É a esta festa revolucionária e ao seu trágico final que a Câmara de Paris dedica uma exposição magnífica no refeitório do antigo Convent des Cordeliers, na rue de l'École de Médicine. Mais uma vez refiro que foi pena não terem elaborado um catálogo.
Uma nota só para referir que me dirigi ao edifício da Câmara para ver esta exposição. Um dos porteiros disse-me que ela tinha terminado. Entrei para ver uma outra exposição que está no local - falarei dela um dia destes - e um visitante que ouviu a pergunta é que me veio informar que a exposição se encontrava no Convent des Cordeliers. Foi uma oportunidade para ver o local, a que já me referi no Prosimetron. Mas lá como cá, a informação não passa.
 
Clément-Auguste Andrieux (1829-1880) - La queue à la boucherie, 1871
Óleo sobre tela
Paris, Musée Carnavalet
Auguste Lepère (1849-1918) - Épisode de la Commune, rue des Rosiers à Montmartre
Óleo sobre tela, 1875
Paris, Musée Carnavalet
Maximilien Luce (1858-1941) - Exécution de d'Eugène Varlin
Óleo sobre tela
Col. particular

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Quando são os próprios funcionários que não passam a info, que se há de fazer?

MR disse...

Não só não passaram como informaram mal, ao dizerem que já tinha terminado.