Prosimetron

Prosimetron

domingo, 21 de agosto de 2011

Vinheta- 21 de Agosto


Para não me acusarem de sectarismos, escolhi, para hoje, dia em que se completam 100 anos sobre a entrada em vigor da Constituição de 1911, a fotografia do presidente da assembleia que a aprovou, aliás transitando nesse dia (e sem qualquer novo acto de escolha democrática...) para presidente do Senado.
A legenda aponta as contradições que marcaram muitos desta geração; lembro um artigo sobre Manuel de Arriaga publicado na última Sábado. Mas, há que reconhecê-lo, não tenho dúvidas sobre a boa fé, não digo de todos, mas de boa parte destes cultos (mas, in my humble opinion misguided) patriotas de há uma centúria.
A Constituição de 1911, em si mesma, falhou redondamente. Mas, como em dia de aniversário, há que dizer bem ou sublinhar os aspectos positivos, aqui ficam dois:
a) o efeito de vacina que teve para os constituintes de 1976;
b) a introdução em Portugal da fiscalização judicial difusa da constitucionalidade (à americana, via Brasil), ainda hoje, apesar dos abusos e má compreensão, uma das garantias fundamentais de qualquer cidadão contra a vontade do poder.
ABF genealogista (epíteto que rejeitava) e heraldista, fica para outro "centenário".

2 comentários:

MR disse...

Uma escolha surpreendente. :)
Parabéns!

LUIS BARATA disse...

Pouca simpatia pelo homem político, mas muita admiração pelas outras facetas que, parece-me consensual, verdadeiramente o imortalizaram na cultura portuguesa ( ainda que sempre vistas mais ou menos de soslaio pela academia ).