Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Combinações exóticas -1

Não podiam ser mais opostas as texturas do caviar e da banana. As bolinhas salgadas contrastam com a consistência cremosa da fruta tropical, que é uma das mais comercializadas no mundo. Hoje, não se pode dizer que seja um prato comum, mas na Rússia do século XIX os filhos dos czares comiam ao pequeno-almoço banana esmagada com caviar.
Fonte: Revista Sábado

5 comentários:

ana disse...

Deve ser um contraste interessante!
Boa tarde! :)

APS disse...

Meu caro MLV:
banana esmagada, com umas gotinhas contadas de Vinho do Porto, comi-a, muita vez, quando era infante - e era muito bom, à sobremesa.Qualquer dia, re-experimento. Mas creio que a globalização e mistura de produtos gastronómicos, deve ser bem pensada e parcimoniosa, se não é mero neo-riquismo deslavado.
Apoio inteiramente que a Carne de porco à Alentejana é um brilhante achado criativo da gastronomia portuguesa.
Mas uma vez, em Sta. Comba Dão, serviram-me, numa Espetada de Carne, para além das canónicas tirinhas de cebola, pimento e chouriço, também fatias de kiwi, manga e banana...
Se o "Botas" soubesse, dava voltas na tumba! Ainda para mais na terra dele...
Desculpe o testamento de um tradicionalista, pelo menos a nível de boca..:-)

MR disse...

Pois esta mistela não me convence. :-)
Bananas, só da Madeira; caviar como, mas comigo não vale a pena gastar um dinheirão que não é devidamente apreciado. Um desperdício!

MLV disse...

Meus caros:
Boa tade, Ana. APS, vou experimentar essa combinação de banana com vinho do Porto. Deve ser bom, sim senhor. Também gosto de algumas frutas a acompanhar certos pratos. Excepto um prato nórdico que uma comi e detestei: carne laminada de rena (que quase me soube a ranço) e um deslavado puré de batata com doce de framboesa. Péssimo. MR, também pertenço ao grupo dos não apreciadores de caviar. Tem um sabor demasiado intenso, quase que enjoativo.

LUIS BARATA disse...

Banana e caviar: gosto muito de ambos, embora prove muito mais um alimento que o outro...
Será que os filhos dos novos czares, os oligarcas da nova Rússia, também fazem esta mistura ao pequeno-almoço? Devíamos perguntar ao José Milhazes :)