Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O combate do Carnaval e da Quaresma

Pieter Brueghel O Velho, O combate do Carnaval e da Quaresma, 1559




Detalhe Óleo sobre tela, Kunsthistorisches Musem, Viena.



O carnaval visto por Álvaro de Campos



CARNAVAL [a] (trecho)

A vida é uma tremenda bebedeira.
Eu nunca tiro dela outra impressão.
Passo nas ruas, tenho a sensação
De um carnaval cheio de cor e poeira...

A cada hora tenho a dolorosa
Sensação, agradável todavia,
De ir aos encontrões atrás da alegria
Duma plebe farsante e copiosa...

Cada momento é um carnaval imenso
Em que ando misturado sem querer.
Se penso nisto maça-me viver
E eu, que amo a intensidade, acho isto intenso

De mais... Balbúrdia que entra pela cabeça
Dentro a quem quer parar um só momento
Em ver onde é que tem o pensamento
Antes que o ser e a lucidez lhe esqueça...

(...)
s.d.

Álvaro de Campos, Livro de Versos, (Edição crítica. Introdução, transcrição, organização e notas de Teresa Rita Lopes.) Lisboa: Estampa, 1993, 7a.


Agradeço à Cláudia Ribeiro que me enviou esta imagem e ao Luís que a colocou.

5 comentários:

MR disse...

Bom dia de Carnaval!

ana disse...

Bom dia MR!:)))

Cláudia Ribeiro disse...

Ana,
Acho este quadro tão bonito, tão expressivo. Com muito movimento e cor.
E, o poema de Álvaro de Campos faz-nos reflectir no que é a vida...
Beijo terno

Filipe Vieira Nicolau disse...

Pintura flamenga em todo o seu esplendor

ana disse...

Cláudia,
Obrigada mais uma vez pela imagem pois adoro Brueghel.
Fernando Pessoa e os seus heterónimos são uma velha paixão. Apesar de gostar de vários poetas portugueses ele continua a ser o nº 1.
Beijinho!:)

Filipe,
Obrigada!
Bom fim de dia de Carnaval:)