Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 14 de março de 2012

"Hábitos" alimentares ...

Um estudo recente, levado a cabo pela Universidade de Estugarda, conclui que, anualmente, cerca de 6,7 milhões de toneladas de bens alimentares acabam nos contentores de lixo alemães. Os dados revelam ainda que 65 % destes alimentos poderiam parcialmente ser aproveitados. Traduzido em números, mais de 21,6 mil milhões de euros são desperdiçados todos os anos, o que corresponde a 235 € por cabeça.
Os lares particulares contribuem com vasta maioria para este indicador, o resto divide-se entre a indústria alimentar, o comércio e a gastronomia.
A análise efectuada distingue entre resíduos alimentares evitáveis, parcialmente evitáveis e inevitáveis. Segundo esta classificação, os resíduos inevitáveis abrangem restos como cascas de banana ou ossos. A categoria dos “parcialmente evitáveis” inclui exemplos, derivados de hábitos alimentares diferentes, por exemplo, quando alguém deixa comida no prato num restaurante. O grupo dos “evitáveis” recai em alimentos comestíveis sem qualquer restrição, entre eles, fruta ou legumes, e resulta de compras desnecessárias pelo consumidor, de uma conservação incorrecta ou do prazo de validade ultrapassado.
Ilse Aigner, Ministra alemã da Agricultura e da Defesa do Consumidor, pretende agora iniciar uma campanha com base neste estudo, com vista a alertar a opinião e consciência públicas para o problema. Em conjunto com o comércio de retalho, tenciona esclarecer os alemães sobretudo sobre o prazo de validade, a fim de evitar que se destruam alimentos que ainda seriam perfeitamente aproveitáveis após essa data. Promete empenhar-se junto das instituições europeias e implementar uma política coordenada que reduza este desperdício.

Segunda imagem: Ilse Aigner, Ministra da Agricultura e da Defesa do Consumidor da Alemanha

3 comentários:

ana disse...

Uma óptima medida!

Miss Tolstoi disse...

A sociedade da abundância...

Anónimo disse...

Excelente !