Prosimetron

Prosimetron

sábado, 24 de março de 2012

Marcos Portugal (1762-1830)


Trecho da Rua Marcos Portugal.
Lisboa, Arq. Fot. CML

Marcos Portugal nasceu em Lisboa, na Rua Senhora da Conceição (hoje Marcos Portugal) no dia 24 de março de 1762, há 250 anos. 
Foi para o Brasil em 1810, onde faleceu no maior esquecimento em 17 de fevereiro de 1830.
Biografia: http://www.marcosportugal.com/cms/biography/, com alterações de David Cranmer no programa de O Basculho de Chaminé (Lisboa: Teatro Nacional de São Carlos, 2012).

Há uns anos comprei esta pequena biografia de Marcos Portugal.

E esquecido parece que se quer que continue porque para além de um colóquio e duas récitas no Teatro Nacional de São Carlos (a decorrerem), a edição da sua Música Religiosa pela Biblioteca Nacional e um selo pelos CTT, nada parece estar previsto para dar a conhecer a sua música.


1 comentário:

Luís Henriques disse...

Tem toda a razão no que diz. Contudo, parece-me que é um sintoma extensível a toda a música portuguesa: o esquecimento e desinteresse pelos seus nomes, pelas pessoas que contribuiram para que esta existisse.

Não possuindo quaisquer intenções nacionalistas, mas priviligia-se de dá-se primazia ao que vem "do estrangeiro" (que também tem o seu lugar) relativamente ao que está cá. Independentemente de quaisquer juízos estéticos, enquanto essa atitude não mudar, tudo continua igual.

Cumprimentos,

Luís Henriques