Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 26 de março de 2012

Mensagem intemporal

Há mensagens que são intemporais apesar do livro em que me foco se situar no seu tempo e para o seu tempo. O livro a que me refiro intitula-se: Felicidade Suprema "Dar", é um livro de 1937, tem dedicatórias do (então) general Carmona, do Cardeal Patriarca [D. Manuel Gonçalves Cerejeira], de José Vianna da Motta e o contributo de escritores e artistas que colaboraram na sua elaboração.


« Êste livro mostra bem o que é a Caridade!
Foi elaborado generosamente, sem o menor dispêndio, pois todos deram o material, a sua arte e a sua preciosa manufactura.
São dois mil exemplares, que vendidos ao preço mínimo de vinte escudos, o seu produto reverterá por completo para os Pobres do Pôrto.» (s/nº pagina.)









Não resisto a transcrever o seguinte trecho:



«Pobreza Cosmopolita


A pobreza é infelizmente uma instituição universal. Dizem alguns viageiros, contadores de histórias mirabolantes, que em tal ou em tal nação se não pede, que jamais viram um mendigo em Paris, Londres ou Berlim... Nós, que em tôdas as grandes capitais os temos visto, fômos com a ilusão de os não ver a um país apenas, onde nos tinham garantido uma forma política os banira - o país dos sovietes.


A verdade manda, porém, dizer que há mendigos em toda a parte...»



Carlos Santos, Porto, 1936. (p. 159 do livro indicado).


A mensagem é tão presente nos dias que correm...


Encontrei o livro no blogue da Livraria Lumière e a Claudia Ribeiro tratou de mo guardar e enviar. Obrigada, Cláudia!

2 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Infelizmente a pobreza é bem real. Por muito que a tentem encobrir, está presente um pouco por todo o lado. Cada vez mais.
O livro é muito bonito e interessante... Gostou?
Beijinhos

ana disse...

Cláudia,
Gostei muito, lendo-o inserido na época em que foi escrito. Tem ilustrações e desenhos lindos. Qual é a melhor maneira de conhecermos uma época? É lendo o que se escreveu e o que se fez com a devida distanciação.

Hoje, uma iniciativa como esta ajudaria a combater a pobreza que cada vez é maior.
Obrigada.
Beeijinhos. :)