Prosimetron

Prosimetron

domingo, 27 de maio de 2012

Feira do Livro - crúzios

O programa da Feira do Livro de Coimbra, do presente ano, é muito engraçado. Todos lamentamos a perda das árvores mas para "dar livros" ninguém se importa que as árvores morram.
A Feira do Livro está no Parque Verde, Coimbra, até dia 3 de Junho, 2012.


Na feira encontrei-me com a Cláudia, da Livraria Lumière, que recebe com um sorriso e com crúzios uns bolinhos conventuais que se vendem no Café Santa Cruz. São deliciosos!


Dentro da caixa que tem uma ilustração de um vitral do café Santa Cruz vem uma folha, papel de engenheiro, que traz a seguinte informação: 

"os cónegos regrantes que habitavam em Santa Cruz eram denominados por «crúzios». Esta designação era extensiva a todos os que viviam à sombra do mosteiro e que, embora residindo fora, estavam agregados à instituição.
D. Afonso Henriques era também crúzio, dado que foi um dos fundadores,tendo «professado» como elemento da Ordem Terceira de Santa Cruz.
O painel de azulejos aqui retratado está situado do lado esquerdo da capela-mor da Igreja de Santa Cruz e mostra-nos D. Afonso Henriques a ser admitido à Ordem, com o prior a impor-lhe o hábito."


3 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Amigos especiais, só podem ser recebidos de forma especial...

ana disse...

Cláudia,
Muito obrigada. Coloquei recebe no presente porque é uma constante, não foi só nos primeiros encontros. Tem uma forma muito querida de receber.
Beijinhos especiais, então. :)

Isabel disse...

Faço minhas as palavras da Ana.
Beijinhos para as duas.