Prosimetron

Prosimetron

sábado, 12 de maio de 2012

Joana de Portugal, princesa e beata


Garcia de Resende escreveu que foi necessário morrerem nove pessoas para que o filho mais novo dos duques de Viseu e Beja fosse Rei. Um dos nove foi Joana, primeira filha de Afonso V, que nasceu em 1452. Segundo Caetano de Sousa foi jurada herdeira do trono de Portugal (desconhe-se a data e a realização de Cortes entre 1452 e 1455 - teria sido nas primeiras de 1455 realizadas antes do nascimento do seu irmão e principe herdeiro, João ?). E segundo a "tradição" (que vale o que vale) foi por esse motivo que continuou a usar do título de princesa, em vez de infanta, mesmo depois do nascimento e juramento, como principe herdeiro, do futuro rei João II (nas segundas Cortes de 1455).
Foi Regente de Portugal e nunca chegou a receber ordens embora vivesse a maior parte do tempo à guarda de conventos, seguindo, laicamente, as suas regras. Morreu em 12 de Maio de 1490, sem conhecer as tragédias que o seu irmão viria a passar. Foi beatificada em 1693.
A exemplo de Nuno Álvares Pereira é mais um dos beatos adorados e tratados como santos em Portugal.

3 comentários:

APS disse...

E, se lhe compararmos este retrato, com um dos mais conhecidos (e poucos) do irmão (D.João II), se verá como são parecidos.

LUIS BARATA disse...

Aliás,a enorme consideração que o irmão sempre teve por ela justifica também que não a "despromovesse " de princesa.

MR disse...

Nunca tinha reparado no que APS refere. É verdade.
Este retrato da Santa Joana, a Princesa é lindo.