Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Trevos e trevos...

Na cidade de Tomar, na Rua que liga a Igreja de S. João até junto ao Rio Nabão, existe numa janela uma floreira que está carregada com um factício trevo de quatro folhas.




Já lá apanhei um, que guardei num livro. Mas é um falso trevo de quatro folhas, dado que todos os folíolos da planta são compostos por quatro elementos. Parece que se chama Oxalis sp.
Existe ainda uma outra espécie falsa de um trevo de quatro folhas, de que se junta uma imagem. julque o nome é Marsilea quadrifolia:
Encontrei uma vez esta planta no Jardim Botânico, de Lisboa. Pensava ter tido a sorte de ter encontrado um... mas também é um falso.



Então o que é um verdadeiro Trevo de quatro folhas?
É uma planta da família Fabaceae, do género Trifolium sp. que apresenta uma anomalia genética, na qual a planta que deveria ter três folíolos apresenta quatro ( e até pode apresentar cinco ).


Encontrei uma vez um entre as chamadas azedas, a quarta folha era mais pequena, bastante mais pequena. Não sei o que é que lhe fiz. Deve andar dentro de um livro. Se voltar a encontrar, vou colocar na carteira pessoal e andar com ele todos os dias. 
O trevo de quatro folhas não pode ser oferecido por outra pessoa. Tem de ser o próprio a encontrar. 
As imagens foram roubadas na Net.
  

3 comentários:

ana disse...

Pois ofereceram-me um e fiquei muito agradecida.

hmj disse...

Para JAD,
até parece que os "falsos" o perseguem. Estão à espera de "identificação autorizada" (!).

MR disse...

Também me lembro de ter visto essa floreira. :)