Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Quatro horas em Lisboa

O que fazer em apenas quatro horas de passagem por Lisboa. Eis o que sugere a edição europeia da Time (de 21 de Maio):
Começar o tour com uma ida ao Solar do Vinho do Porto, tomar um café na Brasileira do Chiado e apanhar o eléctrico 28 até ao Largo das Portas do Sol para apreciar a vista do miradouro. Na segunda hora, entrar numa pastelaria e provar um pastel de nata ou uma queijada; se for terça ou sábado, passar pela Feira da Ladra e ir comer bacalhau ou polvo ao Zé da Mouraria (na Rua João do Outeiro), acompanhado por vinho verde. Na terceira hora, já com o estômago aconchegado, e depois de uma sobremesa e um galão no Pois Café (na Rua São João da Praça em Alfama), passar pelo Museu do fado e, a seguir, apanhar um táxi para o Museu do Oriente (classificado como quase tão bom como uma viagem a Goa ou Macau). Na quarta hora, ir à Lx Factory, entrar na Ler Devagar, avançar até aos Jerónimos e, se ainda houver energia, apanhar o "ferry" até Cacilhas e ir ao Ponto Final beber um tinto e petiscar pão com queijo.
Embora discutível este roteiro é o tema da próxima vinheta. Já agora um desafio: como seriam quatro horas no Porto? E em Coimbra? Aceitam-se sugestões.

8 comentários:

MR disse...

Quatro horas para fazer isto? :-))
O Pois Café não me parece uma grande ideia para um turista tomar um galão em Lisboa. A não ser que seja daqueles turistas que querem fazer nos países que visitam aquilo que fazem em casa.

APS disse...

"Mad Rush", meu caro MLV ( e para plagiar Philip Glass). A sugestão só vinda dum americano atoleimado ou hiperactivo, doente...

MR disse...

Sim, um "americano atoleimado" - :-))) - que corre, mas não vê nada.

João Menéres disse...

Não me pronuncio obre o Roteiro, dado que os três comentadores já se pronunciaram claramente sobre um dos itens ( pelo menos ).

Mas, enquanto estava a ler, pensei :
E COMO SERIA UM ROTEIRO NO PORTO MEU ?

Hoje já não vou dispôr de tempo, por compromissos. Mas, AMANHÃ. CÁ ESTAREI COM UMA SUGESTÃO !

Miss Tolstoi disse...

Já estive quatro horas numa cidade e "cheirei-a", tendo chegado de comboio. Se isso acontecesse em Lisboa, esperava sair em Santa Apolónia. Apanhava o metro para a Baixa-Chiado e dava um passeio a pé pelo Chiado e pela Baixa. Tomaria um café na Brasileira, dava uma volta pelo Bairro Alto e ia a São Pedro de Alcântara ver a vista. Descia até à Baixa e dava um passeio pelas ruas da Baixa até ao Terreiro do Paço. Novo café no Martinho da Arcada. Subia até à Sé e ao Castelo e ia andando pelas ruas do Castelo e Alfama até voltar novamente a Santa Apolónia.
Acho que não ia perder tempo a almoçar sentada num restaurante, tendo apenas quatro horas para ver a cidade.

No Porto, desembarcava em São Bento, ia aos Aliados, a Santa Catarina e tomava café no Majestic. Depois descia novamente e ia até à Ribeira olhar Gaia. Não me parece que desse para atravessar a ponte e ir a Gaia ver o Porto da outra margem.

Em Coimbra subia até à Universidade pela Couraça (parece-me que é assim que se chama), visitava a Biblioteca Joanina (se fossem horas). Ao descer ia à Sé, dava uma volta pela Ferreira Borges e voltava para o comboio. Será que tinha tempo para ir ao Machado de Castro? Não me parece.

Miss Tolstoi disse...

E não vou repetir os comentários - pertinentes - que MR e APS fizeram sobre o artigo da Time.
Gostei particularmente de "Na quarta hora, ir à Lx Factory, entrar na Ler Devagar, avançar até aos Jerónimos e, se ainda houver energia, apanhar o "ferry" até Cacilhas e ir ao Ponto Final beber um tinto e petiscar pão com queijo." E depois Atira-te ao Rio que é como se chamava o Ponto Final em tempos que já lá vão.

João Menéres disse...

Por absoluta falta de tempo, só posso cumprir o prometido para a semana ( e vamos lá ver...)

João Menéres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.