Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 5 de junho de 2012

Vinheta - 7 de Junho de 2012





Dia em que, pelo menos por 5 anos, nos despedimos do “feriado” do Corpo de Deus. Feriado para uns, dia santo para outros, aliás especialmente vocacionado para proporcionar “pontes”, tal como a 5.ª feira de espiga, nos concelhos em que é feriado, a sua antiguidade e especial dignidade entre nós faz desejar que se não perca esse momento, por excelência, em que o sagrado saía do templo e percorria o espaço urbano.

Escolhi o monumento mais emblemático da ourivesaria portuguesa no louvor do Corpo de Deus. Não tem a imponência de outros exemplos, em geral mais tardios, e de que as catedrales do país vizinho têm sempre larga amostra. Mas, quer pela sua concepção, afectando-lhe o Venturoso as páreas de Quíloa, quer pela arte aplicada pelo mestre ourives, fosse ou não entre dois autos, espelha a devoção que nestes tempos vemos remetida para o domingo mais próximo.

Removida a sua função inicial, a custódia reveste-se de outra sacralidade, esta relacionada com os valores do património histórico e artístico. Não há, todavia, que torná-las mutuamente excludentes.

A leitura do património não pode dispensar a luz da funcionalidade primeiramente intuída para aquele bem (diria coisa, mas podia ser mal interpretado…), mesmo que se sobreponha uma nova. Uma pousada instalada num castelo ou mosteiro necessariamente deve preservar a possibilidade de se ler o espaço guerreiro ou monástico nos confortáveis quartos e zonas comuns.

Mas, voltando ao tema principal, laicos ou menos laicos, o primeiro dos “últimos” feriados ou dias santos pode sempre fazer-nos pensar no papel da festa comunitária, aqui chamando à colação o monumental evento que estes dias se tem desenrolado pelas terras de Sua Graciosa Majestade.

8 comentários:

ana disse...

Uma bela escolha!
Julgo que só no nosso país há, para o ano dizemos havia, este feriado.

"Corpo de Deus" imaterializado é um feriado com uma mística incomparável, não acha?

MR disse...

Acho que na Alemanha também é, pelo menos em certas regiões.

ana disse...

Obrigada, MR!
Pensava que Portugal era o único país europeu a ter feriado.

LUIS BARATA disse...

São vários os países tradicionalmente católicos que têm o Corpo de Deus como feriado nacional.
Belo texto, JP, que ainda conseguiu acenar ao Glorioso Jubileu :)

LUIS BARATA disse...

São vários os países tradicionalmente católicos que têm o Corpo de Deus como feriado nacional.
Belo texto, JP, que ainda conseguiu acenar ao Glorioso Jubileu :)

Anónimo disse...

Comentando o primeiro comentário: Herge utilizou o mesmo "misticismo+ para salvar Tintim.

ana disse...

Caro anónimo,
Nas religiões tudo é relativo, tal como a estética, ou o amor.
Hergé amava Tintim...

Jad disse...

Gosto desta Custódia pelo seu duplo significado: o trabalho artístico e a recordação da origem da matéria prima. Apesar do fabuloso estudo sobre o "trovador da balança" ainda tenho dúvidas sobre o famoso Mestre, seu criador.
Boa escolha para o dia de hoje.