Prosimetron

Prosimetron

domingo, 6 de janeiro de 2013

A Epifania segundo J. S. Bach



Em meados de 1723, J. S. Bach assumira a posição de director musical de Leipzig e o cargo de “Kantor” na igreja de S. Tomás (na imagem) desta cidade. Como última de seis cantatas, compostas durante o primeiro Natal em que Bach exerceu estas funções, figura a magnífica cantata 65 (BWV 65) “Sie werden aus Saba alle kommen”, o que, na tradução litúrgica portuguesa, significa “Virão todos os de Sabá”. Estreada no dia 6 de Janeiro de 1724, esta obra inspirou-se na liturgia da Epifania, designadamente, na profecia de Isaías (Isaías, 60, 1 – 6): “Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. …. Será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a cobrir-te; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor”.
Ainda antes de G. F. Händel imortalizar o seu fascínio pela Rainha e pelo Reino de Sabá, situado hoje no Iémen, na oratória Salomão em 1749 e criar com The Queen of Sheba um “bestseller” barroco, Bach converteu este reino num ponto de partida para uma peregrinação de todos os povos: daí todos provêm, não apenas os magos com os seus presentes de ouro (símbolo de fé), incenso (símbolo de oração) e mirra (símbolo de paciência ou perseverança), mas sim todos os reis e todos os anónimos, constituindo um cortejo infindável a caminho de Belém.
A composição em compasso 12/8 e numa escala musical em ordem crescente convida o ouvinte a aderir ao cortejo. Ao prelúdio orquestral, introduzido por Corni da Caccia, sucedem as vozes do coro com o mesmo dinamismo e entusiasmo. O cortejo parece aumentar gradualmente. 
Para iniciar este dia da Epifania (Manifestação do Senhor), segue um registo do primeiro andamento desta cantata, interpretado pelo Coro e a Orquestra Bach de Munique sob a direcção de Karl Richter e gravado na capital bávara em Fevereiro de 1967.

7 comentários:

MR disse...

Bach é sempre maravilhoso.
Bom dia!

ana disse...

Parabéns pela belíssima postagem. Irei ouvir o primeiro andamento.
A fotografia é linda.
Beijinho e bom dia de Reis!:)

João Mattos e Silva disse...

Lindo! Hoje sinto-me, também um rei Mago. Bom dia de Reis, Filipe.

Jad disse...

Aprendi. Obrigado Filipe.

ÉneÁtilÓ disse...

Venho atrasada para a ocasião mas gosto muito!!

Filipe Vieira Nicolau disse...

Cara DIM, nunca vem atrasada. Muito obrigado pelo comentário

Calendário RS 2021 disse...

Gratíssima, Filipe pela bela postagem. Estava mesmo ouvindo a cantata 111 que também considero especial para Epifania. Prazer em poder compartilhar isso contigo.