Prosimetron

Prosimetron

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Maluda, uma memória

 
 
Maluda foi, sem dúvida, uma das mais importantes pintoras do século XX. Foi retratista, desenhou selos, mas é sobretudo conhecida como pintora urbana - ainda que tenha pintado outras cidades e vilas - a pintora por execelência de Lisboa, as suas casas as suas ruas, os seus típicos quiosques, as suas lindíssimas janelas. Característica muita sua, a luminosidade, as cores vivas, o fascínio pelo geométrico.
 
 
 
 
 
Maria de Lourdes Ribeiro nasceu em Pangin, então Estado Português da Índia em 15 de Novembro de 1934 e foi viver para Lourenço Marques, Moçambique, em 1948, tendo aí começado a pintar e onde expôs com um conjunto de pintores, os Pintores Independentes. Em 1963 veio para Lisboa, ao ganhar uma bolsa da Fundação Gulbenkian e entre 1964 e 1967 viveu em Paris e trabalhou na Academie de la Grande Chaumiére. Ao voltar para Portugal expôs na Galeria do Diário de Notícias individualmente e foi a  grande exposição individual na Fundação Gulbenkian,  em 1973, visitada por mais de 15.000 pessoas, que lhe deu notoriedade. Em 1979 recebeu o "Prémio Nacional de Pintura" da Academia de Belas Artes de Lisboa.
Com os selos, que foi convidada a pintar recebeu vários prémios internacionais. Foi Condecorada pelo Presidentte da República, Dr. Jorge Sampaio, com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique em 1998. Morreu com 64 anos, vítima de cancro, em 10 de Fevereiro de 1999.

4 comentários:

MR disse...

Não me lembrava do selo de Sintra; dos dos quiosques, sim.
Bom dia!

ana disse...

Uma postagem bonita. A fotografia da janela é linda e casou muito bem com a pintura de Maluda.
Bom domingo!:)

Filipe Vieira Nicolau disse...

Homenagem merecida e bela postagem

Carlos Ribeiro disse...

Concordo :-)