Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pintores e pinturas - 2



Alfons Maria Mucha (Alphonse Mucha) foi um pintor checo, nascido em 24 de Julho de 1860, em  Ivanicice (cidade da Morávia que fazia parte do Império Austro - Húngaro) e morreu em Praga em 14 de Julho de 1939, considerado um expoente da Art Nouveau.  Desenhava desde  criança e o mais antigo desenho que ainda se conserva é uma Cruxificação, quando tinha anos. Trabalhou em artes decorativas em Praga e Viena  e financiad pelo  conde Karl Khuen-Belasi, o maior proprietário da Morávia, para quem trabalhou, e pelo irmão deste, foi estudar para Munique. Ao candidatar-se à Academia de Belas Artes de Praga, foi-lhe recusada a entrada e dito que escolhesse outra profissão, onde seria mais útil. Prosseguiu estudos em Paris e aí notabilizou-se como designer, pintando cartazes publicitários, catálogos, calendários e ilustrando livros. Esteve seis anos empregado no Théâtre de la Renaissance, depois de ter feito cartazes publicitários para a peça Gismonda, interpretada por Sarah Bernhardt. Esteve nos Estados Unidos onde continuou a trabalhar e foi fundador do Comité dos Eslavos, em Nova Iorque, que lutava pela emancipação desses povos dentro do Império Austríaco. 

                                         Detalhe de vitral dito de Mucha na Catedral de S. Guy de Praga

 Regressado à Boémia pintou em dez anos vinte telas monumentais, a que chamou a "Epopeia Eslava" e que considerva a sua obra-prima.
Morreu em Praga, com 78 anos, de uma pneumonia,  dias depois de ter sido interrogado pela Gestapo, por pertencer à Maçonaria.

2 comentários:

ana disse...

Gosto muito de Mucha e de Arte Nova.
Grata pela leitura que proporcionou.
Boa noite!:)

Jad disse...

Era o Soberano Grande Comendador.