Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 7 de março de 2013

Pintores e pinturas - 9


Domingos António de Sequeira, nasceu em Lisboa em 10 de Março de 1768, de origem muito modesta, sendo o pai barqueiro. Foi educado na Casa Pia de Lisboa e depois frequentou o curso de desenho e pintura na Aula Régia, trabalhando posteriormente como  decorador. Com 20 anos partiu para Roma, com uma pensão concedida pela Rainha D. Maria I, para estudar na Academia Portuguesa da Cidade Eterna.
Retrato do Conde de Farrobo
 
Após os estudos foi professor na Academia di San Luca, onde pintou três das suas mais emblemáticas telas: Degolação de São Joõa Batista, Alegoria à Casa Pia e Aparição de Cristo a D. Afonso Henriques. Recebeu vários prémios de academias italianas.
 
A Morte de Cleópatra
 
Regressado a Portugal foi nomeado Pintor da Corte e co-director da empreitada do Palácio da Ajuda. Foi ainda nomeado professor de desenho das princesas. Em 1806 era director da aula de desenho da Academia do Porto.
Aparição dos Magos, 1828
 
Sucessivamente partidário do exército invasor francês (pintou uma Alegoria de Junot protegendo Lisboa), de Wellington e da revolução liberal, pintou inúmeros quadros alusivos e retratos de D. Pedro IV e D. Maria II e de deputados das Constituintes, como fizera já em relação a D. João VI e D. Carlota Joaquina, Com a Vila Francada exilou-se em Paris onde expôs uma Morte de Camões que se perdeu no Brasil e com essa obra ganhou uma medalha de ouro, sendo considerado um dos pintores românticos mais representativos, a par de Delacroix. Foi um pintor da transição do Neoclassicismo para o romantismo.
Em 1826 voltou a Roma onde pintou essencialmente pintura religiosa e morreu em 7 de Março de 1837. Está sepultado na Igreja de Santo António dos Portugueses.

3 comentários:

ana disse...

Gostei muito.
Boa tarde!:)

MR disse...

Gosto muito deste pintor.

João Menéres disse...

Este Conde de Farrobo, na altura, ainda devia ser "bisconde".
Nunca simpatizei com este retrato,embora de Sequeira tenha sido um Grande Pintor.