Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 5 de março de 2013

Roma - Cidade Eterna



A única cidade no mundo conhecida por “Cidade Eterna” é Roma. Esta honra poderá parecer exagerada, tomando em consideração que Roma conta “apenas” três mil anos de vida. No entanto, nenhuma cidade que já existiu ou ainda existe, exerceu um poder fora dos seus limites geográficos de forma tão contínua como Roma, cujo significado cultural e histórico se manteve praticamente ao longo destes três milénios (à excepção de alguns “intervalos de descanso”, como o período que se seguiu ao fim do Império Romano).  Assim, o atributo “Cidade Eterna” afigura-se mais do que merecido. Os testemunhos de uma vivência tão prolongada encontram-se não só nos museus, mas continuam presentes na arquitectura urbana e marcam o quotidiano dos cidadãos desta cidade maravilhosa.
Durante este mês, as atenções centram-se, mais uma vez, na capital italiana. O mundo católico aguarda um novo Sumo Pontífice. Por isso, impressões de Roma constituirão a vinheta ao longo das próximas quatro semanas. 
Para iniciar, vemos uma imagem da bela Via Giulia, delineada no início do século XVI por ordem do poderoso Papa Júlio II, e que guarda a nobreza de tempos idos nos seus diversos palácios renascentistas e barrocos.

2 comentários:

MR disse...

Linda foto.
Fico à espera das próximas escolhas. :)

ana disse...

Lindíssima.
Uma cidade apaixonante.:)