Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Praias e lugares da minha infância -4


                                                                      Praia das Maçãs ao anoitecer

Passando as férias grandes em Sintra, a ida à praia, esporádica, era uma festa. Ia-se passar o dia, o que implicava sair cedo e voltar ao fim da tarde, levar farnel, almoço e lanche. Geralmente aos dias de semana, mas de quando em vez ao domingo, para o meu pai nos poder acompanhar.
 
 
Eléctrico de Sintra
 
Ia-se e voltava-se nos típicos eléctricos de Sintra, de preferência nos abertos, que proporcionavam maiores emoções. E isso era parte da aventura. Demorava séculos e eu gostava do barulho das rodas que faziam baloiçar a carruagem.. Dizia que eram quadradas.

Areal da Praia das Maçãs

Depois era um dia em cheio.
Alugava-se barraca e brincava-se com pás e baldes, formas e moinhos, que faziam a areia subir e descer nuns carrinhos, até à hora do banho. Depois do almoço esperava-se três horas para novo banho, com protestos e inquirição das horas de 10 em 10 minutos até esgotar a paciência dos adultos. E não se podiam dar muitas largas ao entusiasmo, porque a minha mãe vigiava-nos como um banheiro, que o mar era geralmente bravo
.


                                                                    As barracas da praia

Por vezes íamos de carro, um velho e pequeno Chevrolet de uma amiga  de infância da minha mãe, que tinha uma filha da minha idade e viria a ser a minha primeira namorada. A senhora guiava assustadoramente depressa por aquelas curvas que se seguiam a outras milhentas curvas. A minha mãe jurava sempre que era a última vez que íamos com ela.

 
A piscina em 1952
 
Mais tarde, já com autonomia, ia com a Madalena, a minha irmã e os meus amigos para a piscina, inaugurada em 1952 e era outro tipo de aventura. Quando ia, a minha mãe fazia toda a sorte de advertências, uma das quais se prendia com os distúrbios feitos por meninos-família que ali passavam férias e até mereceram um artigo no Jornal de Sintra, que lhes chamava "teddy boys". Nessa piscina pedi namoro à Madalena. Não era, nessa idade, muito romântico.
 

3 comentários:

ÉneÁtilÓ disse...

:) Bom dia!!
Foi igualmente a minha praia de infância.
Lembro-me de ir de eléctrico entre o Mucifal onde tinha casa e a praia das maçãs.
Mais tarde (adolescência) explorei a praia grande e sua piscina e onde fiz campismo tantos anos.
Sabe bem recordar!!
AnaLúcia

ana disse...

João,
Que bonito post. A fotografia é fantástica. Fiz praia esporádica, muito esporádica mesmo, na praia das Maçãs. Estava mesmo para lhe pedir se colocava fotografias da praia da Adaga que é a única que não conheço para esses lados.
Também fui à piscina da Praia Grande mas apenas uma vez.
Adorei veras fotografias.
Boa tarde! :))

Miss Tolstoi disse...

Gosto da Praia das Maçãs, mas ia mais para a Praia Grande.