Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Citações



(...) É difícil vermo-nos a nós próprios, sei bem. Falta a perspectiva da distância, os espelhos distorcem, o rosto com que nos olham está sempre tingido pela cor que trazem por dentro. É também por isso que me faz tanta falta o meu lugar. Sem ele, talvez acreditasse no primeiro reflexo que me apresentassem. Sem ele, talvez dependesse desses humores para imaginar quem sou.
Assim, estou preparado para atravessar o mundo inteiro. E, se mais mundo houver, mais mundo será tocado pela minha pele. Mi-nha pe-le, palavras pronunciadas sílaba a sílaba. E nenhum continente é demasiado grande ou demasiado estreito para me impedir de atravessá-lo. E nenhum detetor de metais conseguirá identificar o tamanho e os ângulos do lugar que levo comigo: amor. Repito: amor.

Eu tenho um lugar. Por isso, nunca me perco no mundo imenso. (...)

- José Luís Peixoto, na VISÃO desta semana.

5 comentários:

ana disse...

Levei um livro de poesia dele que me ofereceram para ler na praia.

Esta imagem do espelho é interessante. Vejo que é um rapaz vencedor.
Bom dia! :)

Isabel disse...

Já li livros dele e nenhum me desiludiu.
Gostei da citação.
Bom dia!

Ana Venâncio disse...

Importante foi o olhar que nos serviu de espelho na infância.

Jad disse...

Nunca li nada, que me lembre. Mas gostei.

ana disse...

Luís,
Acrescento que para além da poesia gosto da prosa dele pois já li vários títulos.:)