Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Festival Gastronómico no Alentejo


Até 12 de agosto o tomate vai ser rei na mesa alentejana. Porque é naquela região que está a decorrer o Festival Gastronómico do Gaspacho e da Tomatada. Cerca de uma centena de restaurantes aderiram à iniciativa.
Como não aprecio muito gaspacho, aqui vai uma receita de tomate recheado, que irei experimentar (também retirada do Cinco Quartos de Laranja).

Tomate recheado com cuscus e queijo feta
20 tomates de rama, médios; 125g de cuscus; 125ml de água quente; 25g  de manteiga; 1 cebola pequena picada; 1 dente de alho picado; 8g de salsa picada; 100g de queijo feta cortdo em pequenos cubos; 30g de azeitonas pretas cortadas em pedaços; 4 colheres de sopa de azeite;  sal e pimenta preta de moínho q.b.

Cortar a parte de cima do tomate e reservar. Retirar as sementes e o interior do tomate. Picar a polpa do tomate e colocar numa saladeira. Adicionar a cebola, o alho, a salsa, o queijo feta e as azeitonas.
Colocar o cuscus num tabuleiro e regar com a água. Mexer com um garfo para separar os grãos e deixar descansar 5 minutos. Colocar a manteiga numa frigideira e levar ao lume. Assim que estive r derretida, juntar o cuscus e mexer de modo a que os grãos fiquem soltos. Juntar o cuscus à mistura anterior. Regar com duas colheres de sopa de azeite e mexer muito bem. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Rechear o tomate com o preparado e levar ao forno.

3 comentários:

MR disse...

Vou experimentar. talvez no fim de semana. :)

Miss Tolstoi disse...

Esta mistura de cuscus, queijo feta e tomate deve resultar.

jorge rua disse...

promete vou nessa