Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

A Natividade na arte veneziana

 
Lorenzo Lotto (1480 – ca. 1556), um dos principais representantes da arte veneziana do início do século XVI,  pintou exclusivamente motivos de arte sacra e retratos. As suas primeiras obras testemunham uma forte influência de Giovanni Bellini, seus quadros de períodos mais tardios contêm uma espiritualidade alicerçada na religiosidade profunda que Lotto viveu durante a sua vida.
Exerceu em várias cidades italianas, e foram poucas as estadas de longa duração na Serenissima, dominada sobretudo por Tiziano. Durante uma permanência mais prolongada em Veneza a partir de 1526, Lotto concluiu a Natividade ou A Adoração dos Pastores, da qual vemos este pormenor na primeira imagem: o Menino Jesus, deitado na manjedoura, agita os bracinhos para acariciar um cordeiro.   
Nada se sabe sobre quem requisitou esta obra. Com muita probabilidade, trata-se de uma encomenda particular para um palácio, em vez de uma encomenda destinada para uma igreja ou outro local público. Com muita segurança, os mecenas encontram-se retratados nos rostos dos pastores.
A todos, um Santo Natal. 
 
 
Natività, Lorenzo Lotto, Pinacoteca Tosio Martinengo di Brescia

3 comentários:

MR disse...

O pormenor que retirou do quadro é lindo.
Bom Natal!

ana disse...

Lindíssimo este detalhe.
Obrigada, Filipe, por esta partilha e este voto.
Já tardio desejo que tenha tido um dia feliz. :))

ÉneÁtilÓ disse...

Tão linda a pintura escolhida!!
Festas Felizes...pois já passamos do Natal.
AL