Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Dançar a vida - 2

«Clara [Saint] telefonou-me para Lisboa para saber novidades e para me contar que havia um bailarino do Kirov que estava a causar furor em Paris. Não se falava de outra coisa, nunca se vira um bailarino assim [...].
«Fui com ela e com Floris [Alexander] ao Palais Garnier vê-lo dançar. Tenho de confessar que fiquei deveras impressionado com a presença cénica, beleza e técnica de Rudolf Nureyev [...]. No entanto, nem por sombras destronava o meu bailarino preferido, Yuri Soloviev, casado com outra das minhas bailarinas russas favoritas, Alla Sizova.
«Ainda hoje o nome de Soloviev desperta grande entusiasmo em todos os que tiveram a felicidade de o ver dançar. Conhecido pelo seu estilo elegante, pela limpidez da sua técnica prodigiosa e pelo seu poder de elevação, foi graças a este último atributo técnico que ficou carinhosamente conhecido por "Cosmonuata Yuri", clara alusão ao cosmonauta Yuri Gagarin, primeiro homem a viajar no espaço. Por razões ainda por desvendar, Soloviev ter-se-á suicidado em 1977 na sua dacha perto da então cidade de Leninegrado.» 
Jorge Salavisa - Dançar a vida. Alfragide: Dom Quisote, 2012, p. 79-80

3 comentários:

ana disse...

Deve ser muito interessante. Obrigada pela partilha. :))

Miss Tolstoi disse...

Não conhecia Yuri Soloviev, mas ele dançava muito bem.

MR disse...

Eu tb não conhecia este bailarino. E tb gostei.