Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Já nem me lembrava...


Portugal, então governado por Cavaco Silva foi um dos três países que votaram na ONU contra a libertação de Mandela, em 1987. Os outros países foram: EUA (tendo como presidente Ronald Reagan) e Reino Unido (era Margaret Thatcher primeira-ministra).
Hoje, o Presidente Silva (como foi anunciado) esteve na homenagem a Mandela, em Joanesburgo. Ainda bem que foi. Podia era ter feito como presidentes de outros países fizeram e ter levado os seus antecessores.

7 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Foram votadas duas resoluções por Portugal, a primeira contra, porque fazia menção à utilização da força se necessário para libertar Nelson Mandela. Nessa altura existiam 400 mil portugueses a viver na Africa do Sul, e se houvesse uso da força bélica para o libertar, havia o grande perigo de estalar uma guerra civil que afetaria também as famílias portuguesas aí a viver. E como sabe existia muita revolta e violência naquele país. Existia também nessa altura outro risco muito grande de que, com uma guerra civil na Africa do Sul, alastrasse ao resto do continente africano. E para Portugal já bastava as guerras civis em Angola e Moçambique, e com as consequências graves que daí adviriam para as pessoas.
Mas, no mesmo dia em que Portugal (não Cavaco Silva) votou contra esta resolução das Nações Unidas, votou noutra a favor, não só na libertação incondicional de Nelson Mandela, mas também exigindo a libertação de todos os outros presos políticos na Africa do Sul.

Era bom que as pessoas se informassem primeiro antes de acusar os outros. Provavelmente isso acontece só porque não se gosta dele. Mas Portugal, nessa altura agiu com prudência, com sentido de estado, e sobretudo com responsabilidade, porque conseguiu proteger os milhares de portugueses que lá viviam como conseguiu contribuir para a libertação de Nelson Mandela e outros, sem violência. Como Nelson Mandela sempre defendeu, paz. Já agora, passados poucos anos, Mandela visitou oficialmente Portugal e era Cavaco Silva ainda 1º Ministro.

PS: E eu nem gosto muito dele. Mas gosto da verdade. Cumprimentos.

Anónimo disse...

Esqueci de dizer, a segunda resolução, a que Portugal votou a favor, era a libertação de Nelson Mandela e todos os presos políticos, mas sem recurso a violência.

APS disse...

Este PR sempre foi um conveniente, à boa maneira dos espertos-saloios.

MR disse...

Anónimo, vou informar-me em relação ao que escreve.
Eu tb não disse Cavaco Silva. Escrevi: «Portugal, então governado por Cavaco Silva».

hmj disse...

Para MR:
Entre antecessores e sucessores, se calhar houve quem não quisesse partilhar o espaço no avião com a criatura !

João Mattos e Silva disse...

Com o país em crise financeira, era o que faltava levar os antecessores! Já não basta estar a sustentá-los só porque foram presidentes? Isso é bom para os EUA que é um país rico. E, realmente, MR, informe-se. Ambas as resoluções estão publicadas. E já agora, quando Portugal era governado por Cavaco Silva, o PR era o seu amigo Mário Soares, que não se opôs e podia fazê-lo pelos seus poderes constitucionais em matéria de política externa.

João Menéres disse...

JOÃO MATOS e SILVA

Pertinente a sua observação.

Um abraço.