Prosimetron

Prosimetron

domingo, 8 de dezembro de 2013

Notas soltas sobre o Advento


No centro do evangelho segundo São Lucas neste domingo do Advento encontra-se a Anunciação. Este motivo cativou inúmeros pintores e escultores ao longo dos últimos dois mil anos em toda a Europa. Também em Portugal, artistas nacionais e estrangeiros deixaram para a posteridade obras-primas eternizando a Anunciação do Anjo a Maria. Um dos mais belos exemplos situa-se na capela de São João Baptista na Igreja de São Roque em Lisboa que, durante 2013, integrou a exposição "A Encomenda Prodigiosa. Da Patriarcal à Capela Real de São João Baptista", organizada pelo Museu Nacional de Arte Antiga.
O tríptico de painéis, concebido pelo pintor Agostino Masucci, é composto por três cenas ou mistérios evangélicos: no centro, o Batismo de Jesus com uma representação da Santíssima Trindade, à direita e à esquerda, a Anunciação e a Descida do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos em Pentecostes.
O mosaico da autoria de Mattia Moretti que transpôs a pintura de Agostino Masucci, dedicada à Anunciação, preenche assim a nova vinheta durante os próximos dias.  

4 comentários:

LUIS BARATA disse...

É sempre bom lembrar a " prata da casa ", no caso S.Roque.

ana disse...

Estive já muitas vezes em S. Roque mas confesso que não dei a devida atenção a esta pintura.
Bom dia. :))

Jad disse...

Este mosaico, da Capela de São João, é, realmente,uma maravilha.

Jad disse...

Pintar com a justaposição de pequeninas pedras deve ser muito mais difícil, do que pintar, com um pincel.