Prosimetron

Prosimetron

sábado, 11 de janeiro de 2014

L'on aura tout vu!

«Cunhal. Como está morto e não responde, até a direita o pode canonizar. O livro delicodoce que a milionária Judite de Sousa lhe consagrou é um rebuçado! L'on aura tout vu!»
Eugénio Lisboa - «Páginas noturnas (excertos de um diário)»
In: JL, Paço de Arcos, 25 dez. 2013, p. 34

Confesso que fiquei estupefacta quando vi que Judite de Sousa tinha dedicado um livro - que não li - a Cunhal, o «homem por detrás do político», com o claro objetivo de aumentar a sua conta bancária. Agora o que eu gostava de ler era uma crítica feita por Eugénio Lisboa - com o humor um pouco sarcástico que lhe é habitual nestes casos - ao livro, e não apenas estas três linhas.

4 comentários:

LUIS BARATA disse...

Não sei se o móbil da Dra.Judite é assim tão simples - a engorda da sua conta bancária. Talvez Eugénio Lisboa não saiba, porque muitos não sabem, que o pai da jornalista foi funcionário do PCP e ela desde menina sempre teve um fascínio pela figura do Dr.Cunhal, mesmo navegando depois politicamente noutras águas.

MR disse...

Eu sei que Judite de Sousa foi da UEC; do pai não sabia.
Conheço (ou conheci) muita gente de direitíssima que tinha um fascínio pelo Cunhal, a que não era alheio ele ter sido um belo homem e carismático.
Agora apanhar a onda e escrever este livro...

hmj disse...

Para MR:
a nossa amiga emendou bem a menina Judite: "por detrás" e não como está no título "por trás". Mas são coisas menores nas altas esferas do actual jornalismo.

MR disse...

:)