Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Roteiros da memória urbana

Lisboa: Colibri, 2013
€15,00

João Freire e Maria Alexandre Lousada meteram mãos à obra e fizeram uns roteiros da memória urbana das marcas deixadas pelo movimento libertário e pelas organizações afins (sindicatos, cooperativas, etc.) ou pelos compagnons de route. Vi, atentamente, o de Lisboa e li umas partes que mais me interessam. Muito informativo e com os passeios bem organizados.
Tem um capítulo com as biografias dos principais militantes anarquistas, um levantamento dos jornais e revistas e uma cronologia.
Ainda uma palavra sobre a paginação desta obra. As edições da Colibri costumam ser muito pouco cuidadas, com o texto quase a sair pelas páginas dos livros, sem margens. Este livro tem uma paginação normal, com margens nas páginas, proporcionando uma boa leitura.

«[...] Rua dos Anjos onde, logo ali no n.º 13, 4.º andar esquerdo, funcionou na década de 1960 a sede do Ateneu Cooperativo (Fraternidade Operária de Lisboa), um centro dinamizador dos princípios cooperativos e libertários a que estiveram ligados nomes de antifascistas como António Sérgio, José de Sousa (comunista afastado) ou os anarquistas Emídio Santana, Germinal de Sousa e Moisés da Silva Ramos).» (p. 23)

«Ao fundo do Largo da Graça [... a] Escola Oficina n.º 1, uma iniciativa conjunta de republicanos e libertários para contrariar o domínio clerical sobre o ensino no tempo da Monarquia, que foi estimulada pela execução (em 1909, em Barcelona) do fundador da "escola moderna", Francisco Ferrer, e que durante cerca de duas décadas prosseguiu uma interessante experimentação pedagógica em termos muito inovadores par a época.» (p. 63)

Há ainda volumes dedicados às cidades do Porto e de Setúbal (€7,50 cada). Não sei se outros estão previstos, mas seriam bem vindos.


2 comentários:

APS disse...

Sem dúvida, uma notável iniciativa.
Bom dia!

MR disse...

Bom dia!