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sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O Metro transporta menos 10 milhões de passageiros por ano

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/trabalhadores-do-metro-de-lisboa-em-greve

Li isto num jornal esta manhã: o Metro transportou em 2013 menos 4 milhões de passageiros do que em 2012 e menos 10 milhões do que em 2011. E dava a entender que estes passageiros viajavam à borla. Tretas!
Só quem não anda de Metro - o jornalista do Destak devia fazer umas viagens de Metro a várias horas e em várias linhas - é que pode ficar espantado com isto. Com tantos desempregados e tendo sido retirados os descontos nos passes aos reformados e aos estudantes... Sei de um adulto e duas crianças que usavam passe. Quando acabaram os descontos para as crianças, passaram a andar de carro que lhes fica mais económico.
Até há dois anos eu queixava-me imenso do mau (ou não) funcionamento das escadas rolantes do Metro. 
Agora queixo-me de: 1) viajar quase sempre em pé e apertada (devido à redução de carruagens); 2) do intervalo de dez minutos (e mais) que chega a haver entre um metro e o outro. E isto quando há ligações chega a ser uma espera de mais de 20 minutos nos cais, fora as viagens...; 3) de quase diariamente haver atrasos e interrupções (e não estou a falar de greves porque estas são legais) nas linhas do metro: ora é a amarela, ora é a azul, a vermelha ou a verde. E o que faz uma pessoa se tem de estar a determinada hora num sítio? Tem de sair do metro e tomar um táxi. E o bilhetinho do metro já lá ficou porque para o reaver a complicação é mais que muita.
Acresce a isto que €1,40 por viagem e um passe de €35,00 (parece que já aumentou) para a média de salários do nosso país é excessivo. 
E que dizer da complicação com o carregamento das várias modalidades de bilhetes no Lisboa Viva? É uma cena kafkiana. Mas também se percebe: assim compra-se mais um cartão e o Metro empocha mais €0,50.

4 comentários:

LUIS BARATA disse...

Concordo com muito do que está escrito, até porque sou utente diário do Metro de Lisboa há muitos anos. Mas será que este número de milhões de passageiros a menos tb contabiliza os dias de greve? É que isto começa a ser vergonhoso, receiam os trabalhadores a concessão ou mesmo privatização mas estão a dar todas as semanas bons argumentos a favor delas...

APS disse...

Eis alguns apontamentos realistas que ajudam a compreender a situação. E os números descendentes.
Boa tarde!

Margarida Elias disse...

Concordo inteiramente com MR. Em minha casa somos 4 e por várias vezes fiz a conta e concluí que andar de carro é mais rápido e económico (até porque trabalho em Sacavém). Para compensar andar de Metro só se vendesse o carro (para não ter de pagar seguro e IUC). Além do mais tenho estacionamento gratuito onde trabalho. Fazem tanta campanha para andarmos de transportes públicos e depois é isto...

MR disse...

Nem mais! Se o Metro continuasse a transportar os mais 10 milhões de pessoas que transportava em 2011 como seria?