Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Biografias e afins


França celebra o bicentenário do nascimento de Viollet-le-Duc, arquitecto que restaurou várias glórias nacionais. É o tempo da redescoberta da Idade Média como lembra esta monografia de Françoise Bercé, e o arquitecto tem apenas 30 anos quando lhe é confiado, após ter ganho o concurso promovido pela Comission des Monuments Nationaux, o restauro desse ícone que é Notre-Dame de Paris. Mas não é este o seu primeiro trabalho de vulto : quatro anos antes, em 1840, a mesma comissão já lhe tinha confiado o restauro da Basílica Sainte Marie-Madeleine de Vézelay, cuja nave milenar ameaçava ruir.
O restauro de Notre-Dame vai durar 20 anos,  não sem algumas polémicas, e são imensas as descobertas feitas pelo grande arquitecto ao longo dos anos que mostram comprovadamente que a catedral tal como chegou ao séc.XIX é fruto de intervenções nos sécs.XIII e XIV e até mais tardiamente, pelo que todo o " purismo " à volta do restauro tem muito que se lhe diga...


São muitas as intervenções notáveis de Viollet-le-Duc por toda a França, mas não quero deixar de salientar o trabalho feito no castelo de Pierrefonds por encomenda de Napoleão III : o que hoje visitamos e admiramos é obra dele, uma vez que o velho castelo estava como se vê na foto desde o séc.XVII .

Um pormenor interessante é a " assinatura " do arquitecto : fez-se representar nos muitos restauros que fez, emprestando os seus traços a figuras de pedra. É ele que vemos como São Tomé, esculpido por Geoffroi-Dechaume , em Notre-Dame ao  pé da flecha olhando para o céu, e aparece também como peregrino de Compostela no castelo de Pierrefonds, ou ainda aos pés de um santo na catedral de Amiens.


Restaurer un édifice, ce n'est pas l' entretenir, le réparer ou le refaire, c'est le rétablir dans un état complet qui peut n'avoir jamais existé à un moment donné.

- Viollet-le-Duc

2 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Uma coisa é restaurar, outra intervir. Quanto a mim, só deve haver intervenção em questões de mobilidade e se o edifício estiver em muito mau estado.

ana disse...

Interessante. :))