Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 29 de abril de 2014

Prazeres

O prazer da biblioteca
(seria para mim o título da pintura)

Auguste Toulmouche (1829-1890), Na Biblioteca, 1872

Dans la Bibliotheque (1872). Auguste Toulmouche (French, 1829-1890). Oil on canvas. 
Toulmouche specialized in paintings depicting beautiful women within interior scenes (Directoire/Costume paintings). He first exhibited in the Salon of 1848.
At the height of his career, Costume painting came into the forefront. Patrons reveled in depictions of sentimental, romantic daily life. Success depended on the expressiveness of the characters, a quality directly derived from history painting. 

A Biblioteca

Chegada a noite, volto a casa e entro no meu escritório; e, na porta, dispo a roupa quotidiana, cheia de lama e de lodo, e visto trajes reais e solenes; e, vestido assim decentemente, entro nas antigas cortes dos homens antigos, onde, recebido amavelmente por eles, me alimento da comida que é só minha, e para a qual nasci; onde eu não me envergonho de falar com eles e de perguntar-lhes as razões das suas acções. E eles com a sua bondade respondem-me; e, durante quatro horas, não sinto tédio nenhum, esqueço-me de toda a ansiedade, não temo a pobreza, nem a morte me assusta: transfiro para eles todo o meu ser. 

Nicolau Maquiavel, in "Carta a Francesco Vettori" (Citador)

6 comentários:

João Menéres disse...

Fazes cada postagem, ANA !...
Que felicidade para quem te visita !

Um beijo.

ana disse...

Obrigada, João.:))
Hoje estive muito tempo na BGUC o que me fez sentir bem, nem precisei do sol. :))
Beijinho.

Cláudia Ribeiro disse...

Belíssimo!
O quadro, o texto... Gostei muito.

Um beijinho.:))

MR disse...

Gosto de alguns quadros de Toulemouche.
Bom dia!

ana disse...

Cláudia,
Obrigada. :))
Beijinho.

MR,
Também gosto.
Beijinho. :))

Jad disse...

E a noite avança, sem se sentir... Os livros prendem...