Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 17 de abril de 2014

"O modelo não é a esfera..."

Detalhe da Pietà, Santa Maria Maior - Sé de Lisboa
[autor?]

Coloquei a Virgem em maior destaque para se ver a lágrima (14:00h)


O modelo não é a esfera, que não é superior às partes, onde cada ponto é equidistante do centro e não há diferenças entre um ponto e outro. O modelo é o poliedro, que reflecte a confluência de todas as partes que nele mantêm a sua originalidade. Tanto a acção pastoral como a acção política procuram reunir nesse poliedro o melhor de cada um.

Papa Francisco, "A Alegria do Evangelho, Exortação Apostólica Evagelii Gaudium". Prior Velho: Edições Paulinas, 2013, p. 157 [cap. IV, III- O bem comum e a paz social]

O Papa Francisco ainda é para mim um enigma. Perante esta minha opinião a  Isabel ofereceu-me este livro, a quem deixo o meu agradecimento. 

Uma Páscoa Feliz!


5 comentários:

Filipe Vieira Nicolau disse...

Lindíssimo post, Ana! Uma óptima Páscoa também para si

Ana Venâncio disse...

Belíssimo!
Uma Páscoa Feliz também para si.

João Menéres disse...

Logo pressenti que esta postagem era tua, ANA !
Sempre muito pertinente e com o VIVALDI a chamar a nossa atenção para o período da Páscoa.

Um beijo ( e algumas amêndoas !...).

Isabel disse...

Estás a gostar do livro, Ana? Eu ainda não li o meu (para não variar foi mais um que foi para o(s) monte(s) e ainda de lá não saiu).
O vídeo é muito bonito, tem imagens lindíssimas.
Um beijinho e uma boa Páscoa :)

ana disse...

Obrigada, Filipe,
Páscoa Feliz!:))

Ana,
Obrigada e reitero mais uma vez os votos de Páscoa Feliz. :))

João,
:)) Obrigada. Estou a gostar do livro que comecei a ler nesta época.
Páscoa Feliz!:))

Isabel,
Desde Janeiro que ando para o ler mas só o fiz agora por causa da semana Santa, da Paixão, época ideal.
Estou a lê-lo não de enfiada mas pelos temas e subtemas em que está organizado.
Mais uma vez obrigada e boa Páscoa!:))

Beijinho para todos