Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 13 de maio de 2014

Moedas de Euro coloridas: uma moda que chega

Já encontrei, em venda, duas moedas de Euro, emitidas em Portugal, coloridas. A de Fernão Mendes Pinto e a de 2 Euro, comemorativa dos 250 anos da Torre dos Clérigos, no Porto.


Até aqui, quase tudo certo. São duas moedas emitidas por Portugal que particulares (?), com autorização (?), fizeram colorir. Não sei se correm normalmente, mas dado o seu valor, creio que não.
Mas apareceu-me agora uma moeda do Papa Francisco, já como Papa, colorida, mas com uma particularidade: peregrino de Fátima! Com a data de 2014. Será que está prevista a vinda do papa este ano? Ou será já a anunciar 2017?
Como hoje é dia 13 de Maio, deixo aqui a moeda de 1 Euro: Papa Francisco peregrino de Fátima. Não sei qual é o país emissor. A coleção, das coloridas dedicadas ao novo Papa, é composta por 4 moedas (a minha coleção chega esta semana).

 

3 comentários:

ana disse...

Ainda não vi nenhuma destas moedas. Provavelmente só se vendem em casas especializadas em numismática.
Acho feias, a única que gostaria era a da Torre dos Clérigos.

A minha colecção de moedas está adormecida, só colecciono escudos e moedas dos Reis.
Bom dia!:))

APS disse...

Como as coisas andam mal pela Europa, esta singularidade quitche deve ser para dourar a pílula...

MR disse...

Para mim, claro: a do centenário da República. :-)