Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 16 de maio de 2014

O «Tesouro dos remédios da alma» - 23

«Os livros permaneciam em silêncio nas prateleiras ricamente trabalhadas daquela ala da Biblioteca Apostólica Vaticana [...]. Aquela podia ser a mais antiga biblioteca da Europa, e talvez também a mais bela [...].» (p. 13)

«Custava-lhe a crer, mas a verdade é que o funcionário da Biblioteca Apostólica Vaticana [...] lhe pousara na mesa o célebre Codex Vaticanus. Aquela relíquia de meados do século IV era o mais antigo manuscrito sobrevivente da Bíblia praticamente completa em grego, o que fazia dela o maior tesouro da Biblioteca Apostólica Vaticana.» (p. 15)

«O superintendente do NBCI indicou com o polegar o edifício atrás dele; era uma construção de traça moderna, encravada entre dois edifícios de linhas clássicas.
«"Esta é a Chester Beatty Library, uma biblioteca fundada com o espólio de um magnata do setor mineiro", disse. [...] Acontece que um historiador holandês, um tal Alexander Schwartz, professor de Arqueologia da Universidade de Amesterdão e colaborador da Biblical Archaeology Review, veio cá consultar uns manuscritos antigos da Bíblia." Fez com a cabeça um sinal para o edifício. "Parece que esta biblioteca tem umas coisas com um certo valor..."
«Tomás sorriu com a observação.
«"umas cosas?", perguntou com sarcasmo. "O espólio de Bílias da Chester Beatty Library é melhor que o do Vaticano"
«"O quê?", admirou-se Valentina. "Está a brincar!..."
«"A sério!", insistiu o historiador, apontando para o edfício. "Oiça, esta biblioteca guarda dois grandes tesouros. Um é o P45, o mais antigo exemplar quase completo do Novo testamento que jamais foi encontrado. Trata-se de um manuscrito em pergaminho e escrito em leras minúsculas. Recua ao século III. [...]
«E esta biblioteca guarda também o P46, a mais antiga cópia quase completa das Epístolas de Paulo. Este pergaminho foi redigido no ano 200, veja lá.» (p. 117)

José Rodrigues dos Santos - O último segredo. Lisboa: Gradiva, 2011


2 comentários:

ana disse...

Gostei muito de ler este livro.
Bom dia!:))

MR disse...

Tb estou a gostar.
Boa tarde!