Prosimetron

Prosimetron

domingo, 7 de setembro de 2014

Crónica de Férias - 3: Nantes


Inaugurada em 1843, a Passagem Pommeraye deve o seu nome ao jovem notário Louis Pommeraye que pretendia transformar uma zona mal frequentada e degradada de Nantes num espaço comercial de luxo à semelhança das passagens elegantes de Paris, na época o último grito na capital francesa. Apesar dos protestos da população local que vivia próxima do rio Loire, a construção terminou ao fim de três anos, e a passagem tornou-se rapidamente num ponto de referência para a alta sociedade da cidade.  
Infelizmente, a crise económica de 1846 - 47 resultou num desastre financeiro, e Louis Pommeraye viveu os seus últimos dias na penúria.
O realizador Jacques Demy, natural de Nantes, escolheu a passagem como um dos cenários do seu filme Lola de 1961 com Anouk Aimée no papel principal. Creio que M.R. já referiu este filme no contexto da passagem (ou vice versa).

Nota: numa das lojas encontra-se uma pastelaria óptima que vende especialidades bretãs, entre elas, as chamadas Kouignettes. Um dos viajantes não resistiu...



6 comentários:

MR disse...

Quando comecei a ler esta crónica lembrei-me logo de Jacques Demy. :-)
As Kouignettes têm um ótimo aspeto.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Para ser sincero, não passam do óptimo aspecto... Foram uma desilusão

MR disse...

Acontece. :(

LUIS BARATA disse...

E o outro viajante também provou e não ficou fã.

ana disse...

Mas têm bom aspecto...
Ainda há pouco tempo o TV Cine 2 passou o filme-
Boa noite a todos.:))

Anónimo disse...

Pelos vistos, as Kouignettes são só encadernação. :)
Miss Tolstoi