Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Do Diário de João Chagas

O primeiro elétrico de Lisboa começou a circular em 1901, entre o Cais do Sodré e Algés.
Av. 24 de Julho

17 de setembro de 1914
«Volto a Lisboa no elétrico e pelo caminho, Junqueira e Aterro fora, venho vendo, revendo esta velha cidade - em que quase nasci. É curioso! Parece que a vejo pela primeira vez há muitos anos. Tenho presente a lembrança das últimas leituras que fiz em Paris do Jacome Ratton e do Du Châtelet e talvez por isso parece-me que a Lisboa de hoje está tal qual eles a viram no século XVIII, em toda a sua sordidez. Em Belém lembro-me da velha gravura de Bertolozzi, que está no meu escritório de Paris e parece-me que se encontra tudo no mesmo estado em que o deixou D. João VI e a corte ao embarcarem para o Brasil, no meio dos seus frades, dos ses boleeiros e do seu povo infeliz que lhe beijava as mãos. Há apnas algumas árvores a mais. A praia é a mesma com o seu chão de barro que um dia de chuva transforma em lameiro.» (vol. 1, p. 233)

Sem comentários: