Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 2 de junho de 2015

Hotel Locarno

Comecei a ler o livro de António Mega Ferreira: Hotel Locarno. Seguindo o mote do Luís este era um sítio "onde me apetecia estar".
Passeei muito na Piazza del Popolo, não me importaria de estar neste hotel, embora fique mais longe do Panteão, meu local de eleição em Roma, entre outros.
Ainda só li um conto, que não foi passado no Alentejo. 
Qual das janelas terá sido a portadora de luz que levou à escrita de António Mega Ferreira?
Confesso que tenho curiosidade em ler a história do espaço alentejano, pois vivi no Alentejo um ano muito curioso e de muitas descobertas.
O primeiro conto é denso e triste, surpreendeu-me a nota de solidão e o ambiente tão pouco latino nele descrito.
A capa do livro é de Hopper e retrata um restaurante vulgar na cidade de Nova Iorque. 

Hotel Locarno


A tela é em especial para MR.

Edward Hopper,Tables for Ladies, 1930
Metropolitan Museum of Art

Tables for Ladies places the viewer directly outside the front window of an ordinary restaurant in New York City. The viewer's gaze is directed past the menu cards and the vividly painted foods in the window display and the waitress who leans forward to adjust them, into an interior of polished wood, tiled floors, and wall mirrors where a man and woman eat and a cashier attends to business at her register. Hopper painted this large canvas in the studio, working from sketches that he had made of local restaurants. Yet despite the bright lighting and the warm, even garish, colors, this is not a particularly festive scene. The two diners chat between themselves, but the cashier and the waitress are lost in their separate thoughts and duties. As in many of his works, Hopper indirectly comments on the loneliness and weariness that so many city dwellers experience.

Retirado do site, acima assinalado, onde fui buscar a imagem.

3 comentários:

Filipe Vieira Nicolau disse...

Ana, despertou interesse!

ana disse...

Filipe,
É, para já, muito diferente dos livros que li dele. O primeiro conto é um deserto de sentimentos.
Penso que vale a pena, sim.
Boa tarde. :))

MR disse...

Não me importava de estar em Roma. :)
Boa tarde!