Prosimetron

Prosimetron

domingo, 10 de janeiro de 2016

Imagens de Fé

Castelo Branco: Diocese de Portalegre-Castelo Branco, 2015

Gosto muito de ex-votos pintados, pelo naïf da sua pintura e escrita. 
E que pedem os autores destas pinturas? Cura de doenças em pessoas e animais, pelas culturas da terra e por desastres nos mares.
Penso que esta exposição de ex-votos da diocese de Portalegre-Castelo Branco ainda pode ser vista em Castelo Branco. Em cima, a capa do catálogo da mostra.



4 comentários:

Isabel disse...

Foi preciso vir ao Prosimetron para descobrir um vídeo que desconhecia, e de caminho ainda vi outro sobre uma pintura mural, aqui em Castelo Branco. Já me falaram dessa pintura, mas ainda não a vi. Vou colocar o vídeo do mural no meu blogue (se não se importa, já que o descobri a partir do que aqui colocou).

A exposição está até dia 29 deste mês.
Agradeço-lhe ter-me dado a conhecer este vídeo.

Bom domingo, MR:)

APS disse...

Uma arte "povera" muito pouco estudada em Portugal, mas fascinante e de que gosto, particularmente. Vamos precisar de um Giacometti para a redescobrir, apreciar e estudar. Que os nacionais gostam é do que vem de fora, naquela saloiice pasmada da falta de sentido crítico habitual.
Boa tarde!

MR disse...

Agradecida estou eu, Isabel.

APS,
Acho que regionalmente, há gente que tem estudado e apresentado exposições sobre ex-votos das regiões. Difícil é encontrar esses catálogos nas livrarias.
A Associação Nacional de Municípios faria um bem inestimável à Comunidade, se arranjasse uma livraria on-line com todas as publicações das autarquias. Para além de as divulgar.

Boa tarde a ambos.

ana disse...

Também gosto.
Boa tarde. :))