Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

In memoriam Ruth Leuwerik


O nome Ruth Leuwerik pouco dirá ao leitor português. Nunca se tornou conhecida junto de um vasto público fora dos países de expressão germânica, no entanto, Leuwerik foi um dos grandes nomes do cinema do pós-guerra na década de 1950, ao lado de Maria Schell ou Romy Schneider. 
Iniciou o seu percurso artístico no teatro em 1947, mas a sua carreira centrou-se na Sétima Arte: em 1953, com o apoio de Thomas Mann, desempenhou o papel principal no filme “Königliche Hoheit” (Sua Alteza Real), baseado na obra homónima do autor, e a partir desse momento, marcou presença em inúmeras películas até aos anos 60. Um dos pontos altos: a personagem de Maria von Trapp na primeira adaptação cinematográfica em 1956, muito antes da versão de "Música no Coração" com Julie Andrews em 1965.
Uma das suas últimas aparições relacionou Ruth Leuwerik de novo com Thomas Mann: A saga da família Buddenbrook foi filmada em 1979 para a televisão alemã, e aí, vimos Leuwerik no papel da cônsul Buddenbrook.
A atriz alemã faleceu ontem em Munique, aos 91 anos. Foi casada com o cantor lírico Dietrich Fischer-Dieskau entre 1965 e 1967.


1 comentário:

MR disse...

O nome não me dizia nada; a cara sim.