Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Wentworth-Fitzwilliam. Uma coleção inglesa

Tem belas telas, mas não é uma exposição que eu fizesse uma viagem para ver. 


George Stubbs -  Whistlejacket e o seu Tratador com dois Garanhões, 1762
Óleo sobre tela

«A Coleção Wentworth-Fitzwilliam conta-se entre as mais prestigiadas coleções particulares da Grã-Bretanha. Reunidas ao longo de quase quatrocentos anos, estas obras, algumas delas mundialmente famosas - como algumas pinturas de Van Dyck e de George Stubbs - contribuíram para fazer desta Coleção aquilo que ela hoje é: uma extraordinária coleção de arte que, simultaneamente, nos faz recuar no tempo e reviver momentos cruciais da história de Inglaterra. 
A origem da família remonta ao tempo de Guillherme, o Conquistador e, durante séculos esteve indissociavelmente ligada à sua propriedade de Wentworth Woodhouse, no Yorkshire, no norte de Inglaterra. 
Os dois maiores colecionadores da família ficaram conhecidos, em momentos diferentes, pelo seu profundo envolvimento político. Thomas Wentworth, 1.º conde de Strafford (1593-1641), foi uma figura a todos os títulos extraordinária, até pelas opiniões antagónicas que suscitou entre os seus contemporâneos. 
O segundo grande momento da coleção deveu-se a Charles Watson-Wentworth (1730-1782), 2.º marquês de Rockingham, por duas vezes primeiro-ministro da Grã-Bretanha e mecenas de George Stubbs (1724-1806), o mais notável pintor de cavalos do seu tempo. A atual guardiã da coleção continua a mantê-la viva graças a aquisições ponderadas, privilegiando quase exclusivamente mestres antigos, à semelhança do que acontece na coleção de pintura reunida em vida por Calouste Sarkis Gulbenkian, na qual predominam também o retrato e a paisagem.» (Do site da FCG)

Desta exposição, teria colocado aqui (se os tivesse encontrado na net) os retratos de Carlos II, como príncipe de Gales, do atelier de Adriaen Hanneman, e de Catarina de Bragança, do atelier de Peter Lely, bem como A Virgem e o Menino de Raffaellino del Garbo (ca 1499).


2 comentários:

APS disse...

Tente o Google, MR, clicando: "Charles II, Prince of Wales, by Adriaen Hanneman".
Boa tarde!

MR disse...

Eu tentei, só faltou o «Prince of Wales». :(
Obrigada. Se encontrei, acrescentá-lo-ei.
Bom dia!