Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Leituras de Inverno

Lady Almina, a quinta Condessa de Carnarvon, 1899 
(p. 65)


Nas minhas últimas leituras está um título que já passou por aqui: Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey, o Legado Perdido do Castelo de Highclere. 

Gostei de ler esta biografia ligada à história do castelo de Highclere. 
A vida quotidiana entre o andar superior e o andar inferior; as relações sociais e pessoais; os contrastes; a amabilidade do tratamento senhorial, neste caso; as viagens ao Egipto e a Grande Guerra são cenários que absorvem o leitor.

Almina partilhava o gosto do marido [escavações]  por tudo o que era profundamente estético e ficou encantada quando começaram a ver resultados concretos, toda a abundância de coisas lindíssimas.Contudo, Almina não seria a pessoa que era se não tivesse procurado também um escape para toda a sua energia inquieta. Pouco depois arranjou maneira de deixar a sua marca de genialidade enquanto organizadora de eventos no contexto da vida social local.
Uma noite organizou um jantar inesquecível  no Templo de Carnaque. Requisitou os empregados do Hotel Winter Palace e vestiu-os com fatos inspirados no livro " As Mil e Uma Noites". Os Carnarvon receberam os convidados no templo de Ramsés.

Condessa de Carnarvon, (Fiona), Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey, o Legado Perdido do Castelo de Highclere. (Tradução Marta Mendonça) Lisboa: Editorial Presença, 2013, p. 93.

2 comentários:

João Mattos e Silva disse...

Deve ser muito interessante. Não comprei o livro quando saiu - ou seja, comprei para oferecer - e tenho andado à procura mas não tem sido fácil encontrá-lo. Acho que vou pedir emprestado a quem o ofereci.

ana disse...

João,
O papel da condessa na Grande Guerra foi exemplar e extraordinário. Boa noite.:))