Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Índice médio de felicidade


O romance Índice médio de felicidade de  David Machado ganhou ontem o Prémio Salerno Libro d’Europa, que distingue, anualmente, obras de autores com idade inferior a 40 anos. Indice medio di felicitá, publicado pela editora Neri Pozza e traduzido por Romana Petri.
O livro, que está a ser adaptado ao cinema por Joaquim Leitão, com argumento do próprio David Machado, em parceria com Tiago Santos, foi, no ano passado, vencedor do Prémio da União Europeia de Literatura. 
O romance conta-nos a história de Daniel, que perde não só o emprego, quando Portugal entra numa crise profunda, mas também a mulher, igualmente desempregada, que o abandona levando consigo os filhos de ambos. Como se isso não bastasse, os seus dois melhores amigos estão também ausentes: Xavier está trancado em casa há doze anos, obcecado com as estatísticas e profundamente deprimido com o facto de o site que criaram para as pessoas se entre-ajudarem se ter revelado um completo fracasso; Almodôvar foi preso numa tentativa desesperada de remendar a vida. 
Trata-se de um livro extremamente atual, dramático e realista, mas com momentos hilariantes, sobre um otimista que luta até ao fim da sua vida pela felicidade daqueles que ama e que lhe são mais próximos.
(Retirado do comunicado à imprensa.)


Não li este livro, mas gosto muito dos livros para crianças de David Machado.

2 comentários:

bea disse...

Nunca li nada deste autor. Um dia experimento para ver se gosto.

MR disse...

Nunca li nada dele para adultos, mas hei de espreitar - e talvez ler - este livro.
Bom sábado!