Prosimetron

Prosimetron

sábado, 16 de julho de 2016

Mário Dionísio


Mário Dionísio nasceu há 100 anos. A Casa da Achada quer lembrá-lo todos os dias, não apenas hoje. Mas hoje também.
Durante todo o dia, entre as 10h00 e as 22h00, haverá actividades para todos na Casa e no Largo da Achada: oficinas, jogos, leitura de poemas, canções, comes e bebes. Estão todos convidados a vir passar este dia connosco; a levarem para casa um exemplar da Poesia Completa de Mário Dionísio, acabadinha de editar pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda; a verem o espectáculo Não se pode viver sem utopia, apresentado pelo Coro da Achada; a pegarem no megafone e contarem por onde é que pegam em Mário Dionísio, o que vos interessa nele, porque é que precisamos dele hoje, passados 100 anos.
Neste dia, fazemos saltar para a rua as nossas edições e mais uns tantos livros e objectos raros, sorteamos um tapete feito a partir de um quadro de Mário Dionísio e continuamos a campanha para a reedição d'A paleta e o mundo, actualmente esgotada. Não faltarão formas de ajudar a Casa da Achada a continuar o seu trabalho de tratamento e divulgação do espólio literário, artístico e pessoal de Mário Dionísio. Em exposição estará o quadro para cujo restauro pedimos apoio em Dezembro do ano passado, no fim-de-semana «Já não há papel», que já está restaurado!
Venham passar este dia connosco, ler um poema, cantar uma canção, estampar uma t-shirt, fazer um pin, jogar Gafanhoto caracol, ouvir uma entrevista, comprar uma serigrafia, comer, beber, conversar. Porque 100 anos é pouco tempo.

PROGRAMA:
– 10h30 – Quebrajum!
– 11h00 – Oficina «Faz a tua t-shirt»
– 12h00 – Jogo «Gafanhoto caracol» / Leituras em voz alta
– 14h30 – Oficina «Faz o teu pin» / Leituras em voz alta
– 16h00 – «Não se pode viver sem utopia» pelo Coro da Achada
– 17h30 – Oficina «Faz o teu pin» / Leituras em voz alta
– 18h00 – Lançamento da «Poesia Completa» de Mário Dionísio
– 19h00 – «Mário Dionísio – por onde é que eu lhe pego» - várias intervenções / Oficina «Faz a tua t-shirt»
– 21h00 – Sorteio do tapete de trapilho
Sem hora marcada: leitura de poemas e outros textos de Mário Dionísio, canções, projecção de entrevistas de Mário Dionísio, audição do programa CenteMário na Rádio Paralelo, exposição de um quadro de Mário Dionísio restaurado recentemente, bancas de edições, livros e objectos vários, comes e bebes.

Sem comentários: