Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Eduardo Solá Franco: «Le journal de mes plaisirs» (1938 -1980)

Eduardo Solá Franco - My Book of Pleasure, caderno de desenhos e fotografia, 1942 

Em 2015 a BnF recebeu em doação os cadernos do artista equatoriano Eduardo Solá Franco que se encontram em exposição até 17 de maio. Os cadernos contém aguarelas e fotografias, realizadas no decurso de viagens que o artista fez pela Europa e pela América.
Eduardo Solá Franco preencheu, durante mais de 50 anos, espessos cadernos que permitem traçar o seu percurso e as suas numerosas viagens. Ao longo das páginas desses cadernos, o artista esboça o retrato dos seus contemporâneos e das grandes convulsões sociais que marcaram a sua época. 
Eduardo Solá Franco interessa-se por vários domínios da criação, como o cinema, a dança, o teatro e a literatura. Em Nova Iorque, Paris, Roma ou Madrid, que ele visita frequentemente, ele convive com as elites intelectuais e socais, que representa com humor. Encontramos assim no decurso de soirées, em concertos, casas particulares, ou no teatro, Joséphine Baker, Louis Armstrong, Jean Cocteau, Madeleine Renaud, André Maurois ou François Mauriac.
Os grandes acontecimentos históricos do século XX marcam presença nos seus cadernos, como a Guerra Civil Espanhola, a ascensão do nazismo e do poderio alemão na Europa, os bombardeamentos da II Guerra Mundial, assim como a guerra do Vietname e os movimentos pelos direitos civis nos Estados Unidos. 
os seus pensamentos íntimos e vida pessoal também estão registados. 


Sem comentários: