Prosimetron

Prosimetron

domingo, 30 de julho de 2017

Terracotta Army, Guerreiros de Xian


Quando um grupo de agricultores começou a escavar à procura de água em Xian deparou-se com uma imensidão de figuras de terracota que estavam no interior do mausoléu de Qin Shi Huang, primeiro imperador da China. A descoberta aconteceu em 1974 e as escavações que se seguiram desenterraram guerreiros, cavalos, armas e carruagens. A exposição Terracotta Army, Guerreiros de Xian já percorreu vários pontos do mundo com 150 réplicas em tamanho real e pode ser vista em Lisboa até 30 de setembro. 
Na Cordoaria Nacional poderão ser vistos os guerreiros criados a partir da obra original - cujas escavações ainda continuam, apesar de já terem sido descobertas cerca de oito mil figuras com feições, penteados e outras características muito diferentes - e ainda a reprodução do fosso. Para perceber melhor esta importante descoberta arqueológica, há também um documentário. 
Fonte: https://nit.pt/coolt/teatro-e-exposicoes/exercito-terracota-xian-lisboa

Vi esta exposição, ou semelhante, há anos na defunta Pinacoteca de Paris e espero ir um dia destes até à Cordoaria.

5 comentários:

APS disse...

Creio que é o sr. Berardo, um dos grandes insolventes deste nosso país de maravilhas, que tem algumas réplicas destes guerreiros, numa das suas muitas propriedades, também...
Bom dia!

MR disse...

Sim, já me disseram. Lá para os lados do Bombarral, mas nunca fui ver. :)
Bom domingo!

Justa disse...

Pois o señor Berardo (que non sei quen é) parece ser un "querer e non poder". Sempre me extrañou esta xente que fai réplicas de cousas magníficas.
Non vin ningunha desas exposicións, pero teñen que ser espectaculares.

Apertas.

bea disse...

Se tiver tempo, também passo na cordoaria. Obrigada pela informação.

MR disse...

Justa,
Joe Berardo tem uma muito boa coleção de arte moderna exposta em permanência no CCB. Como ele tem problemas com a banca pública, espero que a coleção reverta para o Estado.
As réplicas encontram-se no Buddha Eden-Jardim da Paz, na Quinta dos Loridos (Bombarral). Nunca lá fui.

Bea,
Também espero lá ir.

Boa semana para as duas.