Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Sam Shepard (1943-2017)

Soube há pouco que Sam Shepard morreu na quinta-feira passada, vítima de esclerose lateral amiotrófica. Eu nem sabia que ele estava doente...
Gosto dele como ator, como escritor e como guionista. Foi coautor do guião de um dos meus filmes preferidos: Paris Texas de Wim Wenders.
Há vários livros de Sam Shepard traduzidos em Portugal, como:

Lisboa: Relógio d'Água, 1990
Lisboa: Difel, 1997
Lisboa: Difel, 2002
Lisboa: Relógio d'Água, 2004

Sam Shepard escreveu Cowboy Mouth em parceria com Patti Smith, com quem viveu uma efémera história de amor. O livro é o relato dessa história vivida no mítico Chelsea Hotel. 
Tenho andado a ler  (aos poucos) M Train de Patti Smith, em que ela relata como Sam Shepard, então já um conhecido dramaturgo, foi importante no arranque da sua carreira como cantora.

Sam Shepard e Jessica Lange. Viveram juntos 27 anos.


2 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Eu adoro este homem!
Vi no YouTube o modo como Matthew McConaughey soube da morte de Sam Shepard:
https://www.youtube.com/watch?v=-p8xoJoFFDs

MR disse...

Ontem à noite estava a falar com uma amiga minha sobre Sam Shepard e ela disse: «Ele era lindo!». E era. :)
No cinema gostava do brilho com que ele interpretava as suas personagens, mesmo as mais secundárias, como em O Dossier Pelicano.
Só aí há 20-25 anos é que relacionei o escritor com o ator, e já tinha lido um livro dele.
Gosto bastante de Matthew McConaughey e - claro - do filme que eles fizeram juntos.
Bom dia!